sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Vamos ver quem fez as tarefinhas !!!



Bom dia, pessoal ! Hoje nós vamos analisar os resultados da primeira tarefa de casa:

 O Quadro de Prioridades.

Para ficar mais fácil, eu vou usar como exemplo o meu quadro dos últimos 3 dias.


URGENTE
NÃO URGENTE
IMPORTANTE
 SETOR A
Terminar  palestra
Apresentar Palestra
Escrever para o blog
Mobilizar o pessoal para a Benfeitoria
Arrumar a mala
Mandar e-mail das autorizações para AABB (instituição que fiz a triagem)
Conferir matéria do jornal e corrigir
Pedir cancelamento do débito do cartão
Ligar para o consultório
Desencravar a unha
Depositar
Pagar prestação do carro
Carregar o celular
Atender "alguns casos" de emergência
 SETOR B
Mudar o plano do telefone
Assistir  filme com esposa
Convidar amigos para célula
Ir à célula
Imprimir mais fichas de cadastro/TdB
Solicitar lista dos dentistas voluntários p/ TdB
Agradecer ao jornal pela matéria
Passar no consultório dos novos dentistas do bem
Comprar presente para esposa
Tirar dinheiro
Comprar um adaptador para tomada
Planejamento de casos clínicos
Mandar peças para o laboratório
Começar academia
Começar um regime
Mandar relatório para a TdB

NÃO IMPORTANTE
 SETOR C
Buscar a esposa no trabalho
Ligar para a regional de saúde
Atender o vendedor
Atender “algumas”emergências
Devolver filme
Devolver condicional
Comprar material de consumo/consult.
Atender telefonema da mãe


 SETOR D
Assistir episódio do Walking Dead
Comprar barras de cereal
Copiar músicas no pen drive
Visitar outro local de trabalho, para ver se está tudo certo.
Inventar uma nova atividade




Setor A: tarefas importantes e urgentes.
São nitidamente aqueles aos quais você deve dar atenção imediata.
Importante neste contexto, deve significar importante para a realização de seus objetivos principais (não apenas os que estão associados ao trabalho, mas objetivos mais amplos, de qualidade de vida), como assistir o nascimento de seu filho, por exemplo. 
Urgente poderia ser um caso de agenda de outra pessoa em vez da sua ( dor de dente, provisório que caiu ) ou pode ser uma questão de urgência que poderia ser evitada se você planejasse melhor o seu tempo (como a palestra que eu deixei para a última hora)


Obs: Ah... se você rende melhor sob pressão, existe uma grande diferença entre uma urgência que você pode controlar - em que você determina o prazo final - e uma urgência extrema, imposta, que cai sobre você por ter empurrado com a barriga enquanto deveria ter feito.

Setor B: tarefas importantes mas não urgentes.
Setor que merece maior atenção daqueles que são desorganizados, porque são importantes porém não tem prazo determinado, o que pode levar a uma procrastinação. Resultado: de uma hora pra outra ela passará para o setor A e desta maneira causará um stress muito grande o qual poderia ter sido evitado.
Mas lembre-se: muitas das tarefas deste setor, normalmente são ligadas a qualidade de vida e se as negligenciarmos pelo fato de não ter um prazo determinado, elas podem caducar e morrer.
Planeje seu tempo com eficiência para reduzir essa possibilidade, e tente assegurar-se de que boa parte do tempo disponível seja passada nas tarefas do Setor B.


Setor C: Tarefas urgentes, mas não importantes
Putz !!! Aqui é a perda de tempo !!! Tá tudo andando certinho quando de repente aparece alguma coisa pra atrapalhar.
Dica: Não deixe que esses itens desviem sua atenção daqueles do grupo B. Só porque são urgentes, não significa que sejam importantes. Normalmente estas são as tarefas as quais você pode delegar ou deixar passar batido.


Obs: Mas preste atenção para agir com bom senso. Se for este cara aí do lado a pedir, e ele encarar como importante e urgente, então, sei lá...  talvez seja necessária uma reavaliação do que deve ser feito com essa tarefa.


Setor D: Tarefas nem importantes, nem urgentes.
Não perca tempo nem energia com estas tarefas. Normalmente estas tarefas são as desculpas que inventamos para não realizar aquilo que realmente deveríamos estar fazendo. Focalize seus esforços nos outros setores.
... Surpreso por estar perdendo tanto tempo com coisas sem importância ?
... O setor A ficou muito mais cheio que os outros setores ?
.... Sentiu dificuldade em determinar em qual setor deveria colocar suas atividades diárias?


Bom, de qualquer forma você precisa analisar com cuidado como administrar melhor o seu tempo.
Não interessa se você trabalha no setor público ou privado, se tem uma vida agitada ou mais paradona, provavelmente existem exigências conflitantes de seu dia. Portanto, passe alguns instantes agora considerando ajustes que pode fazer para as atividades que exigem seu tempo e energia.

Até mais...

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Lembrete :Hoje é o último dia para preencher o quadro de prioridades. O que você está esperando?

Ou eu sou muito tolo, ou sou muito otimista !!!


A proposta deste blog é organizar o trabalho do  voluntário desorganizado ( como se fosse fácil fazer este cidadão entrar na linha)

Com este objetivo olha só o que eu pedi na última 3a feira :


Tá... e aí ? Quem fez este quadro? Olha que hoje é o último dia !!!
Se você nem sabe o que é isso, não tem problema: role um pouco esta página ou (clique aqui) e veja a tarefa. 
Corra, ainda dá tempo !!!




Quinta-feira é só alegria...

Tá bom, eu confesso... pequei ! ...e copiei !
(deixei uma palestra pra última hora)

A mais ou menos 2 semanas fui convidado para ministrar uma palestra sobre saúde bucal numa das maiores empresas de minha cidade a qual estava realizando a "semana de treinamento de prevenção de acidentes de trabalho"
A palestra começaria as 11:00 e até as 7:45 eu não tinha nada pronto. Não era por falta de vontade, na verdade eu não tinha nada em mente. O que falar para toda aquela gente (eles não definiram o assunto, eu estava livre)? E olha o horário, 11 horas da manhã, quase na hora do almoço... falar sobre escovação? (que saco)... doenças bucais? ( meio nojento..e chato )... putz e agora?! Foi quando deu um "clic"...já sei ! Vou falar sobre a Turma do Bem ! Divulgar nosso trabalho, mostrar o vídeo da festa do biscoito e mobilizar aquele pessoal para conseguir mais dentistas voluntários em nossa cidade.  
Bom, acordei cedo e "bóra" preparar o material.
O corpo da palestra já está pensado, mas se eu falasse só da Tdb ficaria meio sem lógica, uma vez que era a tal "semana de treinamento".


Solução: Afirmarei que um funcionário feliz trabalha motivado e rende mais... e para introduzir, vou começar falando a respeito do RISO



Vou ser franco, copiei a palestra que a Mirian Goldenberg apresentou pra gente em 2010 (aquela sobre a "RADIOGRAFIA DO RISO",  lembram? ).Palestra pronta e estudada...agora só falta apresentar.Bom,vamos lá...
Graças a Deus foi um sucesso. O tema é muito interessante... então eu resolvi postar algumas considerações que esta antropóloga (pela qual eu fiquei apaixonado) levantou com sua pesquisa:








Conclusão: se o sorriso é uma arma de sedução, pela quantidade que dou risada eu devo ter seduzido umas 40 mulheres na última capacitação do TdB.... hahahahahaha !!! 



terça-feira, 25 de outubro de 2011

Organizando seu Tempo - Quadro de Prioridades


Enquanto esperava meu vôo em SP, após a capacitação da TdB, resolvi  passar numa daquela livrarias e talvez, comprar um livro.(Na verdade entrei pra comprar um kit de mágica que me chamou atenção)
Eu estava ansioso (quase aflito) com tudo aquilo que tinha visto e ouvido nos últimos 4 dias e meu pensamento era somente um:

Oque eu posso fazer para melhorar o meu desempenho com as atividades da TdB ?

Passeando entre uma estante e outra perguntei ao atendente se havia um livro que falasse sobre organização e aproveitamento do tempo, afinal...
... eu não tenho tempo nem pra mim, imagina para o Dentista do Bem !!! (desculpa a sinceridade desta ultima frase - mas eu sei que não fui o único a pensar assim )

O carinha me mostrou um livro chamado : ORGANIZE-SE.
Pronto é esse o livro que eu preciso ! Comprei.

Eu ainda estou lendo, mas já vou passar algumas regras que irão facilitar sua vida e trazer resultados a curto, médio e longo prazo.


Quadro de Prioridades.
Pegue uma folha A4 e desenhe uma cruz ( não precisa se benzer, não tem nada haver com simpatia ou coisa assim);
Caso você tenha dificuldade para desenhar essa cruz pede para sua assistente. (brincadeira)
No 1º quadrado escreva: importante e urgente
No 2º quadrado escreva: importante mas não urgente
No 3º quadrado escreva: não importante mas urgente
No 4º quadrado escreva: nem importante e nem urgente
Olha o modelo aqui: já está escrito algumas dicas, mas escreva conforme é seu dia-a-dia.


Agora deixe esta folha em um lugar de fácil acesso e durante os próximos 3 dias escreva todas as atividades que você realizou. Coloque cada atividade conforme o grau de importância e urgência que ela tem.

Uma dica: Pode colocar no quadrante Urgente/Importante a guerrilha da Benfeitoria. Lembre-se que o prazo é curtíssimo...e é muito importante.

Quinta feira nós vamos analisar esta folha e dar solução para cada quadrante... até lá !

Há... eu comprei o Kit de mágica... ( se este post tiver 200 acessos eu faço um truque pra vcs)




segunda-feira, 24 de outubro de 2011

SEGUNDA-FEIRA dia de preto no branco

É pessoal... acabou a moleza !!!


Quem descansou , descansou. Quem meteu o pé na jaca ... tá na hora de voltar para o trabalho. Pois bem, a vida continua.

Você sabe da onde vem essa expressão " DIA DE PRETO NO BRANCO" ?

Normalmente, no calendário, os dias úteis são mostrados em preto com fundo branco e o final de semana e feriados em vermelho.Daí a expressão dia de PRETO NO BRANCO. Bom... de qualquer forma é dia de trabalhar.

Começo a semana mostrando este calendário para lembrar os ilustres voluntários que o tempo está se esgotando !!!





Gente !!! Tem coordenador que não meteu a mão na massa pra divulgar a BENFEITORIA.
Olha só, é muito fácil:
Acesse o link abaixo faça sua doação
http://www.benfeitoria.com/benfeitorestdb

Beleza, a meta desta semana é divulgar o site para arrecadação e quadruplicar as doações que já foram realizadas.

Amanhã tem uma dica especial para otimizar o seu tempo. Até lá !